Reprodução

Momento inédito mostra acasalamento de tatus-canastras; vídeo

Espécie está ameaçada de extinção, segundo especialistas

Eles podem viver mais de 20 anos
Eles podem viver mais de 20 anos |  Foto: Reprodução
 

O vídeo de dois tatus-canastras acasalando tomou conta das redes sociais nesta sexta-feira (5). As imagens, além de impressionantes, podem ser um raro registro para a ciência.

Segundo especialistas, após anos de pesquisa, as únicas imagens registradas até o momento mostravam a fêmea em movimento, o que é característico do tatu. Contudo, a novidade traz a informação de que as fêmeas tatus-canastras ficam paradas durante o acasalamento.

  

"Esse vídeo é absolutamente inédito e excepcional. O projeto tatu-canastra existe desde 2010 para estudar a espécie e nunca flagramos nada parecido. É a primeira vez que vemos a cópula de tatus-canastra em vídeo dessa maneira", disse o pesquisador Arnaud Desbiez, coordenador do projeto, ao "G1".

A espécie está ameaçada de extinção, enquadrados na categoria ''vulnerável''. Eles podem viver mais de 20 anos. 

Segundo especialistas, o tatu-canastra possui um dos maiores pênis proporcionalmente ao seu tamanho corporal, entre todos os mamíferos terrestres. Com uma média de 30 centímetros, o órgão reprodutor masculino dessa espécie é considerado muito longo. 

< Príncipe Harry vai à coroação de Charles III sem a esposa 'Revivendo essa dor', diz cunhada de Eloá sobre 'Linha Direta' <